Exercícios de RESPIRAÇÃO

1) Tape com um dedo a narina direita e inspire pela outra. Quando estiver com os pulmões cheios feche as duas narinas por quatro ou cinco segundos. Solte então o ar pela outra narina, lentamente. Depois faça o mesmo exercício tapando a outra narina, repita-o quantas vezes quiser. Esse exercício massageia as fossas nasais e controla a permeabilidade do nariz.

2) Inspire e expire várias vezes, lentamente. De pé, corpo ereto e cabeça na horizontal, inspire começando a encher os pulmões a partir de sua base, próximo ao umbigo. Não levante os ombros. À medida que os pulmões vão se enchendo, comprimem o diafragma e este, as vísceras para baixo. Isso ocorre devido ao aumento do tamanho de seu pulmão. Faça esse exercício várias vezes, tentando economizar o ar quando expirado, soltando-o lentamente.

3) Outros exercícios indicados são aqueles já mencionados anteriormente: soprar um “SSSSSS”, sentindo a resistência do ar, fazer também os exercícios com “AAAAAA”, sem som, surdo ou até mesmo imitar uma abelha fazendo “ZZZZZZ”.

Atenção: O importante em todos os exercícios é melhorar nossa concentração. Lembre-se de que todo resultado musical virá com o tempo. Não se precipite, estude com calma para que cada novo conhecimento seja totalmente assimilado. Não force sua voz, busque a qualidade sonora, ouça a si mesmo. A voz deve ser redonda, clara e com brilho. Os exercícios vocais devem ser realizados como indicados. A boca, como já mencionado, é a maior caixa de ressonância com uma grande importância na articulação e formação dos fonemas.

4) O bocejo é indicado como exercício preparatório para a emissão vocal. Relaxa o rosto, a boca, a garganta e ainda aumenta a oxigenação do sangue. Boceje quantas vezes quiser, pois a sensação de liberdade provoca um relaxamento da garganta, deixando o ar sair fácil e livremente. O bocejo é um dos exercícios respiratórios mais antigos e eficientes no estudo vocal, quando as narinas se dilatam, a boca fica bem aberta e arredondada. Estes movimentos se iniciam na ponta do nariz e nos lábios e vão se estendendo até que apareçam os dentes, fazendo o maxilar inferior ser empurrado para frente. Isso aumenta a distância entre o céu da boca, a língua e o freio da mesma, até a faringe e a garganta, estendendo-se à laringe e à barriga. O diafragma se contrai aprofundando-se. A boca se abre totalmente e a pessoa se espreguiça, ou seja, se alonga.

Começam a surgir alguns sons que podem ser ouvidos de muito longe, pois a caixa de ressonância (a boca) está totalmente aberta. Enfim, o bocejo é um ótimo exercício a ser feito sempre como preparação ao canto.

5) Vamos praticar a ressonância facial: com a boca fechada e sem apertar os lábios, imagine um bocejo reprimido. Inspirando lenta e normalmente, sem tomar muito ar, prenda a respiração por três segundos e agora emita um “MMMMMM” em tom grave e vá subindo a altura. Comece o exercício com um bom volume e vá baixando até o fim do ar. Esse exercício poderá parecer um pouco complicado, mas com calma, perseverança, concentração, relaxamento e insistência, você conseguirá. Isso é cantar com técnica, cantar bonito e corretamente.

6) Cante “MMMMMMM” com a ponta da língua levemente apoiada por detrás dos dentes superiores e de boca fechada, sem apertar os lábios e nem os dentes. Faça este “MMMMMM” bem nasalizado durante cinco segundos abrindo a boca. Transforme este “MMMMMM” em “AAAAAA”. O “MMMMMM” ficará nasalizado enquanto o “AAAAAA” oralizado. Faça isso umas dez vezes.

7) Coloque dois dedos, o indicador e o médio, um sobre o outro sem apertá-los entre os dentes. Aperte-os ligeiramente com os lábios fechando levemente a boca. Emita a vogal “U”, assim: “UUUUUU”, sentindo a vogal bem na frente. Suba e desça a escala musical de meio em meio tom. Ao atingir os agudos, coloque mais um dedo na boca, para aumentar sua abertura.

8) Vamos relaxar a musculatura de nossa língua. Abra bem a boca. Coloque sua língua para fora, pegue um pano ou lenço limpo e cubra a ponta da língua puxando-a para baixo, sem força, com muita delicadeza, para não se machucar. Emita a seguir um “ÉÉÉÉÉÉÉ” suave e quase sem timbre. Suba e desça a escala como no exercício anterior, mantendo a língua sutilmente presa por seus dedos. 

Quando seguramos a língua, imobilizamos vários outros músculos, inclusive a própria laringe, ficando as pregas vocais livres para produzirem som. Não abuse desse exercício, lembre-se de que necessitamos de qualidade e não de quantidade.

9) Exercitaremos agora o maxilar inferior. Cante “DA-E, DA-E, DA-E, DA-E”, deixando cair bem o maxilar inferior no “DA” e levemente no “E”. Repita várias vezes os exercícios sempre observando as indicações. Só assim poderá se tornar um cantor com persistência, força de vontade e técnica.

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