4 - VÓZ é TALENTO, e não um DOM

Muitos franzem a testa, outros ficam confusos. Mas para os cristãos e mesmo os não cristãos vou citar uma passagem.


Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.



Citei essa passagem para desmistificar a história de que Cristão não precisa estudar música, voz ou qualquer que seja seu instrumento. É claro que na passagem bíblica fala-se de talento como dinheiro pois era uma quantia dele nessa época, mas para o nosso contexto é a mesma coisa.
Tem que estudar sim e por vários motivos.

  • Música é um TALENTO que tem que ser trabalhado por muito tempo, para que se chegue a um nível que não prejudique sua fisiologia, isso digo em todos os instrumentos, por exemplo, um baterista que bate errado ou tem uma postura errada pode ter vários problemas de articulação ou coluna; um guitarrista ou baixista que não faz exercícios além de ficar lento ele corre o risco de ter tendinites ou problemas articulatórios; tecladistas e outros instrumentos também; e por fim, e no nosso caso, o cantor, por mais afinado que seja, ele pode estar usando incorretamente seu instrumento ocasionando várias e sérias consequências, chegando até a deteriorar para sempre seu aparelho fonador.
  • Música não é DOM, pois se fosse dom já nasceríamos perfeitos, todos com as melhores vozes. Dom é de DEUS, por exemplo, dom de profecia, dom de cura, dom de revelação, dom de pregação, dom de falar em línguas e interpretá-las, ou seja tudo isso é de DEUS não do homem, só ELE pode fazer, claro que acredito em milagre, e que DEUS pode fazer a pessoa cantar muito bem, mas são excessões.
  • O Espírito Santo não usa em você aquilo que você não sabe. Ou seja, Ele não faz de você um super cantor só porque você está louvando se você não estudou para isso, assim como Ele não te faz passar na prova se você também não estudou, Ele no máximo pode te fazer lembrar daquilo que você já sabe.
  • Fazer o melhor para quem é melhor. Você está ofertando sua voz ou sua habilidade de tocar um instrumento para DEUS através do louvor não é? E você dá uma oferta, que você suou, trabalhou, estudou, dedicou seu tempo para aprender e aperfeiçoar ou só toca na igreja na hora do louvor e nos outros dias nem pega no instrumento?
  • Por último e mais importante, é que todo músico que sabe e tem domínio do seu instrumento pára de se preocupar com a próxima nota, ou próximo solo, ou se vou alcançar aquela nota do refrão, ou se estou com medo do que os outros vão achar se eu errar; e dão lugar somente à Adoração. É horrível ter que ligar e desligar toda hora por eu não dominar e ter certeza daquilo que estou fazendo. Imaginem só, DEUS ligado em você e na igreja e toda hora você falar pra ELE, - "DEUS, espera um pouco pois vai ter solo agora e não posso errar." O músico que se dedica e estuda não está nem vendo o que está fazendo, pois a técnica nele está tão profunda que nem sente. É como se estivesse andando de bicicleta.

Prestem atenção que não estou criticando quem de vez em quando, sobe no altar para adorar a DEUS, é desafinado, não canta ou não toca direito, pois sabemos que DEUS poderá receber essa adoração com cheiro até melhor do que o músico de level 1000, pois melhor músico não significa melhor adoração, massss, aquele que se propõe a ser um adorador (e não levita, pois isso não existe mais, mas isso é uma outra história) não tem esse direito. Lembrem-se: Técnica não é adoração mas estão ligados pela oferta de louvor.

Para os não Cristãos, funciona da mesma forma mas com respeito a seu público, e a você próprio.

Bom, chega de puxões de orelha, rsrsrs, e vamos à técnica vocal e para isso peço de coração que não comece a estudar canto sem saber se você não tem nenhum problema no aparelho fonador, que é todo o nosso aparato vocal (instrumento). Para isso, procure um Otorrinolaringologista para saber se está tudo bem com sua garganta, principalmente se você fica roco constantemente, se tem dificuldade na respiração, sinozites, renites, etc. 

Saiba também que VOZ não é qualquer outro instrumento, que você aprende a fazer as notas, as escalas, os solos, e é só sair tocando, nãooo. A técnica vocal mexerá com sua fisiologia, ou seja, mudará a maneira com que sua musculatura, suas pregas vocais (cordas), seu respirar, seus seios facias, seus ossos, seu diafragma e muitos outros ítens, agem em seu corpo. Por isso, paciência e persistência são a chave de tudo. Você só começará a sentir realmente a diferença de tudo no mínimo de 3 a 6 meses, e nunca mais vai parar, pois se você parar, aos poucos vai voltando ao que era antes.

Quero desejar bons estudos a todos e vamos à Técnica Vocal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ou perguntas:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.